Encadernadoras em lombada quadrada: A prensagem correta para cada classe de desempenho

Neste blog, gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante no processo exigente da encadernação de livros com lombada quadrada: As prensagens eficazes da lombada e lateral do bloco de livro. Estas desempenham um papel decisivo em garantir que a qualidade dos produtos encadernados em lombada quadrada seja consistentemente alta.

 

Do ponto de vista puramente relacionado ao produto, é uma questão de unir perfeitamente a capa com a lombada encolada do bloco de livro, com a prensagem lateral em ambos os lados e na lombada, dando ao produto encadernado uma forma distinta e estável. Em termos de tecnologia de processos, todos os desenvolvimentos em relação a prensagem nos últimos anos tiveram como foco a otimização da qualidade do produto e a automação do processo. A Müller Martini usa processos diferentes dependendo da classe de desempenho.
 

Prensagem simétrica

Hoje, todas as estações de prensagem nas encadernadoras Müller Martini garantem que o bloco de livro seja prensado simetricamente. Isso significa que as placas de prensagem lateral, frontal e traseira, alcançam o bloco de livro de forma síncrona e executam a prensagem de maneira simultanea. Desta maneira evita-se que o bloco do livro se desloque e se deforme. Você também pode visualizar isso no gráfico abaixo.



Em contraste com encadernadoras convencionais (esquerda 1-3), a prensagem nas encadernadoras Müller Martini é realizada simetricamente (direita 1-3). As placas de prensagem lateral frontal e traseira alcançam o bloco do livro de forma síncrona (2) e executam a prensagem de maneira simultanea (3), resultando em lombadas angulares perfeitas e estáveis. O movimento de prensagem simétrico foi projetado para produzir lombadas perfeitamente quadradas, com uma ampla variedade de papéis e capas, em apenas uma operação (estação) de prensagem.
 

Encadernação digital com a Vareo PRO
Pela primeira vez, na Vareo PRO, cada uma das três garras é acionada por seu próprio motor servo. Esta encadernadora, portanto, combina as vantagens de um acionamento descontínuo - ou seja, o tempo de prensagem mais longo possível - com a maior produtividade de um sistema de acionamento contínuo. A duração e a força de prensagem da capa podem ser ajustadas com precisão ao respectivo produto no painel de controle com tela sensível ao toque (touch-screen).
 
Graças aos inovadores acionamentos individuais das garras, o bloco de livro sofre prensagem constante durante a fase de parada da garra nesta estação, com duração máxima possível, para produzir uma lombada perfeitamente quadrada. As espessuras da capa e da camada de cola são tomadas em consideração automaticamente. Isso garante uma qualidade de encadernação de primeira ordem, combinada com a produção constante - o que é único nesta classe de desempenho.
 

Classe de desempenho médio: Estação de prensagem na Alegro

Em contraste com a Vareo PRO, as garras da encadernadora Alegro são todas movidas ao mesmo tempo mediante uma corrente acionada por motor servo. Nesta encadernadora, usamos uma estação de prensagem da capa acionada por motor servo MC (Motion Control) de controle independente. Esta estação tem a mesma velocidade da garra que a percorre. Isso significa que os produtos são prensados ​​de maneira simétrica e por um tempo excepcionalmente longo - mais do que o dobro se comparado com outras encadernadoras.
 
Para que a estação de prensagem saiba o que precisa ser feito, os dados de produção definidos e contidos na pasta eletrônica do pedido são tranferidos para esta. Não importa se é uma brochura fresada em capa flexível ou um bloco costurado, a estação de prensagem se ajusta automaticamente. Se você quiser aumentar ou reduzir a força de prensagem durante a produção, ajustes finos podem ser feitos facilmente em cada estação durante a marcha. Isso significa que a produção não precisa ser interrompida, o que economiza tempo e dinheiro.
 

Rendimento médio: Fase de sincronização longa com a KM 610.M

A encadernadora KM 610.M (até 5000 ciclos por hora) possui alinhamento ativo da capa com a borda traseira fixa da garra. Isso significa que o alinhamento da capa é independente da corrente de fixação da garra (alongamento da corrente). A estação de prensagem da encadernadora KM 610.M tem uma longa fase de sincronização com a garra. Outra vantagem da KM 610.M é que as placas de prensagem lateral podem ser fixadas e liberadas  mediante um toque de botão, já que possui sistema de fixação pneumático. O operador da máquina, portanto, não precisa mais de ferramentas para a troca de placas.
 

Produção de brochuras com alto rendimento na Publica PRO

A encadernadora Publica PRO produzida nas velocidades de 12,000, 15,000 ou 18,000 ciclos por hora e possui um rolo de pressão da capa com a lombada antes das duas estações de prensagem. A Publica PRO12, com a estação de gaze / reforço de lombada opcional, opera com sistema sincronizado de dois movimentos sobrepostos comparável ​​a Alegro e KM 610.M, com máxima possível fase de sincronização.
 
Nas versões PRO15 e PRO18, a estação de prensagem na encadernadora opera em sistema circular, garantindo o funcionamento muito suave mesmo em altas velocidades de produção.
 
No sistema circular, a encadernadora proporciona apenas um ponto de contato, quer dizer uma curta duração de prensagem da lombada e dos laterais do produto. A mesa e os braços oscilantes fazem, cada um, um movimento circular. Estas máquinas estão sempre equipadas com duas estações de prensagem e processam principalmente produtos com cola EVA (Hotmelt), para os quais o ponto de contato é suficiente. E no que você também pode estar interessado: A estação de prensagem com sistema circular da Publica PRO é significativamente mais econômica do que a estação de prensagem com sistema sincronizado.
 
Atenciosamente
 
Ronald Reddmann
Gerente de Produto Sistemas de Encadernação Müller Martini