Dois novos “backups” para horários de pico

Apenas algumas semanas depois de se mudar para sua nova unidade de produção na capital da Letônia, Riga, Livonia Print, especialista na produção de livros para clientes editoriais em toda a Europa, investiu em duas novas máquinas de costura de livros ao fio têxtil da Müller Martini – a Ventura MC 160 e a Ventura MC Digital.
 
Em abril passado, a Livonia Print, fundada em 2006 e atualmente empregando 680 pessoas, mudou-se para um novo edifício em Riga e juntou as produções convencional e digital, antes divididas entre duas plantas, sob o mesmo teto. "Combinar as duas produções em um único local traz benefícios significativos", disse o fundador e CEO da empresa, Trond Erik Isaksen. “Otimiza todo o fluxo de material e permite produzir em linha, permitindo processos mais eficientes, maior qualidade dos produtos acabados, velocidades de produção mais constantes e maior flexibilidade".
 
As duas novas máquinas de costura de livros Ventura MC 160 e Ventura MC Digital ajudam Livonia Print em evitar gargalos de produção.
 
Todo o equipamento existente na gráfica foi desmontado nos dois locais antigos e remontado no espaço novo – incluindo 21 sistemas de acabamento da Müller Martini. Estes ganharam companhia neste verão na forma de (mais) duas máquinas de costura de livros: Uma Ventura MC 160 e uma Ventura MC Digital.
“Ainda tínhamos uma máquina de costura Ventura “solo” velha, que nos serviu muito bem ao longo de todos esses anos”, diz Trond Erik Isaksen. "Mas era hora de enviar esta senhora máquina para uma aposentadoria bem merecida. Além disso, por um lado, precisamos de mais flexibilidade para produzir tiragens curtas, e é aí que a máquina “solo” agora adquirida tem uma vantagem sobre nossos quatro sistemas VenturaConnect. Por outro lado, otimizamos a capacidade para a próxima alta temporada".
 
Na costura de livros digitais – onde Livonia Print usa uma Ventura MC Digital desde 2016 – a história se repete, segundo o CEO da empresa. "Aqui também precisamos de um “backup” durante os horários de pico para evitar gargalos de produção. Porque especialmente no setor digital, a entrega rápida de livros aos nossos clientes é muito importante".
 
Digital: Sim, mas...
No entanto, Trond Erik Isaksen diz que a atualização de sua empresa na área digital não deve ser mal interpretada. “Nosso objetivo não é nos tornarmos mais uma gráfica online. Queremos ser flexíveis para melhor servir os nossos clientes e oferecer – lhes tudo o que precisam para ter sucesso. Nossa atualização digital simplesmente nos permite produzir tiragens curtas a um custo menor, mantendo a mesma qualidade, dando aos editores maior flexibilidade na produção de títulos, minimizando o risco".
 
É verdade que o setor digital, que responde por 10% do volume de produção e vendas da Livonia Print, está crescendo mais rápido em termos percentuais do que o setor offset. “Mas a impressão digital se criou partindo de volumes menores, e ainda é uma área relativamente jovem em nossa empresa”, diz Trond Erik Isaksen.
 
Anualmente, a Livonia Print imprime cerca de 50 milhões de livros. A tendência para mais títulos e tiragens mais curtas é ininterrupta. "Mas isso não significa que só produziremos digitalmente no futuro”, enfatiza Trond Erik Isaksen. “Porque também na impressão em offset, as máquinas estão se tornando cada vez mais eficientes graças à novas tecnologias, podendo processar lotes menores de maneira econômica". Atualmente, a tiragem média por livro é de 2.973 cópias. Esta figura está um tanto "distorcida" porque Livonia Print também imprime tiragens longas.